Cadeia De Valor
APS
Resenha sobre o conceito de cadeia de valor e o foco em processos e atividades
Em um mercado competitivo como nos dias de hoje, as empresas tem buscado cada vez mais uma vantagem competitiva para sobressair sobre as demais concorrentes e se destacar economicamente. Com essa busca constante de realizar sempre a produção com rapidez, mas priorizando sempre a qualidade estas empresas adotaram o conceito de cadeia de valor que segundo Horngren (2002) é o conjunto de funções empresariais que adicionam valor aos produtos e serviços da organização.
Nada mais é do que termos uma visão da empresa como uma sequência de processos que ocorrem horizontalmente, e que todas as atividades realizadas durante a concepção do produto desde sua criação até a entrega ao consumidor final, agreguem sempre valor e nunca um custo.
Na verdade a empresa que tem como método estratégico a cadeia de valor, deve se preocupar não só com as atividades que acontecem destro da empresa. É um processo que começa desde a origem da matéria prima, seja qualquer campo de atuação desta empresa. O foco deve se estender até o descarte do produto pelo último consumidor, pois muitas vezes este produto pode ser passado adiante antes do final de sua vida útil antes de ser de fato destruído. Tudo que agregue valor ao produto deve ser considerado até uma possível reciclagem desse material futuramente.
Os processos são vistos como um conjunto de atividades que geram um output de valor ao cliente. Pro sua vez as atividades são um conjunto de tarefas e operação que geram o output, porém acarretam custos. A cadeia de valor tem o objetivo de estudar as atividades, entender a necessidade de cada operação e entender se de fato ela é importante ou não no processo, se ela agrega ou não um custo ao cliente. Se essa atividade for realmente desnecessária ela deve ser eliminada do processo.
A cadeia de valor deve funcionar sempre com menores tempos de produção, custos baixos e a melhor qualidade