11 Sujeito E Predicado
Termos essenciais da oração
Sujeito
O sujeito e o predicado são considerados termos essenciais da oração, ou seja, sujeito e predicado são termos indispensáveis para a formação das orações. No entanto, existem orações formadas exclusivamente pelo predicado. O que define, pois, a oração, é a presença do verbo.
O sujeito é o termo que estabelece concordância com o verbo.
“Minha primeira lágrima caiu dentro dos teus olhos.” / “Minhas primeiras lágrimas caíram dentro dos teus olhos”
Na primeira frase, o sujeito é minha primeira lágrima. Minha e primeira referem-se ao conceito básico expresso em lágrima. Lágrima é, pois, a principal palavra do sujeito, sendo, por isso, denominada núcleo do sujeito.
O núcleo do sujeito se relaciona com o verbo, estabelecendo a concordância.
A função do sujeito é basicamente desempenhada por substantivos, o que a torna uma função substantiva da oração. Pronomes substantivos, numerais e quaisquer outras palavras substantivadas (derivação imprópria) também podem exercer a função de sujeito.
Ele já partiu / Os dois sumiram. / Um sim é suave e sugestivo.
Os sujeitos são classificados a partir de dois elementos: o de determinação ou indeterminação e o de núcleo do sujeito.
Um sujeito é determinado quando é facilmente identificável pela concordância verbal. O sujeito determinado pode ser simples ou composto.
A indeterminação do sujeito ocorre quando não é possível identificar claramente a que se refere a concordância verbal. Isso ocorre quando não se pode ou não interessa indicar precisamente o sujeito de uma oração. Estão gritando seu nome lá fora. / Trabalha-se demais neste lugar.
O sujeito simples é o sujeito determinado que possui um único núcleo. Esse vocábulo pode estar no singular ou no plural; pode também ser um pronome indefinido.
Nós nos respeitamos mutuamente. / A existência é frágil. / Ninguém se move. / O amar faz bem.
O sujeito composto é o sujeito determinado que possui mais de um núcleo.
Alimentos e roupas andam caríssimos. /