Trabalhos Acadêmicos
Analise sintaticamente os termos em destaque das orações em pauta, de acordo com a função desempenhada pelos mesmos: a – Ó Deus,obrigada por proteger-me sempre! b - A garota pareceu tranquila durante a apresentação. c – De toda aquela convivência apenas restou algo: uma mágoa intensa. d – Eu necessito de seu carinho para continuar seguindo em frente. e – As lembranças da infância atormentavam-lhe constantemente.
Questão 2
(FMU) Leia as expressões destacadas na seguinte passagem: “E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem.”
Tais expressões exercem, respectivamente, a função sintática de: a – ( ) objeto indireto e aposto b – ( ) objeto indireto e predicativo do sujeito c – ( ) complemento nominal e adjunto adverbial de modo d – ( ) complemento nominal e aposto e – ( ) adjunto adnominal e adjunto adverbial de modo
Questão 3
Há um poema no qual o discurso, de uma forma interessante e lúdica, aborda questões relacionadas à morfologia e à sintaxe. Analise-o e atente para o que se pede:
O assassino era o escriba
Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida, regular como um paradigma da 1ª conjunção.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido na sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conectivos e agentes da passiva o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
Paulo Leminski a – Dê a função sintática dos termos que se encontram em destaque.
4 - Considere a frase “Ele andava triste porque não encontrava a companheira” – os verbos grifados são respectivamente:
a) transitivo