Cadeia de valor e os 6Es do desempenho
Cadeia de Valor
É o levantamento de toda ação ou processo necessário para gerar ou entregar produtos ou serviço a um beneficiário. Esse modelo da cadeia de valor mensura o que se deve realizar para se produzir um resultado significativo no futuro.
6Es de desempenho
O modelo dos 6Es de desempenho constitui-se nas dimensões de esforços que serão despendidos considerando os resultados desdobrados em outras dimensões do desempenho.
Minha fala
Cadeia de valor e os 6Es de desempenho é um modelo que permite a construção das definições especificas de desempenho para cada organização de modo a explicitar as dimensões dos resultados (mais a montante da cadeia de valor) e dos esforços (mais a jusante da cadeia de valor), além de sugerir o necessário alinhamento entre ambas as perspectivas. Em síntese, o modelo mensura o que se deve realizar para se produzir um resultado significativo no futuro.
A cadeia de valor designa uma serie de atividades, relacionadas e desenvolvidas a fim de satisfazer as necessidades do clientes, desde a relação com os fornecedores até os ciclos de produção e venda, até a distribuição para o consumidor final.
Esse modelo se constitui das dimensões de esforço e de resultado.
As dimensões de esforço são:
Efetividade – são os impacto originados pelos produtos e serviços, processos ou projetos. Efetividade está ligada ao grau de satisfação ou ao valor agregado.
Eficácia – é a quantidade e qualidade dos produtos e serviços que são entregues ao consumidor final (cliente).
Eficiência – É a relação que se dá entre os produtos e serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.
As dimensões de resultado:
Execução – refere-se á realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos.
Excelência - é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a