Religião na juventude
Se partirmos do princípio que a fé é inata, não podemos dizer que a escolha de sua religião seja uma escolha, porém se a fé fosse realmente inata, não deveria todo mundo acreditar na mesmo Deus?
Portanto pensando um pouco melhor penso que pessoas religiosas tem uma predisposição a acreditar porem a sua religião vai ser fruto do contexto histórico e da família. O problema de optar uma religião é: Que a principal fonte de moral do um indivíduo geralmente vem da religião, portanto toda a sua vida vai ser pautada pela moral que sua religião prega, e jogando numa larga escala todo o senso moral de uma sociedade e basicamente pautada na moral da religião predominante que no Brasil, por exemplo, é a cristã mais especificamente a Católica.
A escolha religiosa na juventude é muito importante, pois é na juventude onde a sua moral esta se formando, onde esta se tornando um individuo consciente de seus atos e como você vai lidar com a situação é a chave. Por exemplo, se cria conflitos dentro da família quando um adolescente não quer seguir a religião desejada pelos pais, as vezes o adolescente esta na fase em que discorda de tudo e até da própria crença ou talvez é a força em que a família pressiona essa religião na vida do adolescente.
E como fica a moral de um ateu? Como disse geralmente a principal fonte de moral vem da religião, mas não toda. O ateu sim tem moral, ela é pautada na experiência vivida e na experiência dos outros porem não pode negar a influencia na sociedade em sua moral. Por exemplo, um ateu no Brasil e um ateu no Oriente médio não tem a mesmo moral por diferenças sociais e também pela influencia da moral dominante em seus países que no caso do Brasil é cristã e do oriente médio Judaica ou Muçulmana.