Cadeia de suprimentos
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Administração da Cadeia de Suprimentos: Estudo de caso 1.
Grupo:
Beatriz Pisoni RA: 11825015
Juliana Gimenes RA: 11766219
Sarah Favoretto RA: 11767555
1. Introdução
Uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento do pedido de um cliente, ou seja, é o processo da movimentação de bens, desde o pedido do cliente, através dos estágios de aquisição de matéria prima e da produção, até a distribuição dos bens para os clientes. (Chopra aped Meindl, 2004)
Seu objetivo central é satisfazer o consumidor final. Para isso acontecer é necessário que todos os estágios da cadeia incluam considerações sobre esse consumidor, não importando quão longe uma operação individual está dele. Ao fornecer produtos e serviços adequados, e quando necessário, a preços competitivos, a cadeia de suprimento alcança níveis adequados de desempenho dos cinco objetivos de desempenho da operação, sendo eles: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. (Slack aped Chambers aped Johnston, 2002)
A globalização é um dos maiores motivadores nas alterações da estrutura de gestão de cadeias de suprimentos no mundo. Essas alterações vêm ganhando espaço na competição mundial entre várias empresas com o objetivo de firmar-se no mercado mundial.
A indústria do vestuário e moda é caracterizada por ciclos de vida curtos, volatilidade, procura imprevisível, inúmeras variedades de produtos, processos de fornecimento longos e inflexíveis e complexas cadeias de suprimentos. Este setor não para de crescer e busca sempre evolução, fazendo com que o investimento em inovação e o poder da marca tornam-se fatores de diferenciação. Os consumidores procuram cada vez mais produtos de vestuário que forneça preço baixo e ao mesmo tempo estilo.
A velocidade evolutiva da cadeia do setor vestuário-moda mudou completamente nas últimas décadas passando a ser uma