Cadeia de suprimentos
A cadeia de suprimentos nada mais é que a integração de todos os processos do canal de distribuição, desde o consumidor final até o fornecedor da matéria-prima.
Ela alcança todos os estágios para atender o pedido do cliente, incluindo assim desde fabricantes, fornecedores, logística, depósitos, varejistas e clientes finais.
Um exemplo disponível no local onde o trabalho foi feito, é o exemplo do alface, parte do hortifrúti do mercado. Existe todo o processo em que o agricultor planta, cultiva e colhe assim não enviando para fornecedores do varejista e sim direto para o varejista, pois o prazo de durabilidade da alface é pequeno. É selecionada assim se deslocando da propriedade com uma logística rápida até o deposito direto do mercado. Logo após é feita a disponibilização do produto na seção hortifrúti até os clientes finais.
Um outro exemplo é a nestle, o seu processo é bem longo até a chegada no mercado.
O responsável pela estocagem do mercado cota seu pedido para o fornecedor, começando assim toda essa cadeia de suprimentos.
A nestlé fabrica seus produtos, assim enviando para o estoque dos fornecedores diretos de cada tipo de varejo. Quando existe a falta do produto no mercado é feito o pedido para o fornecedor que possuindo o produto em estoque faz o seu transporte até o deposito do mercado assim repondo a falta, e suprindo a necessidade de seus clientes finais.
A demanda varia de 2 em 2 semanas, assim contando pelo prazo de validade dos produtos quando são perecíveis ou não.
A cadeia de suprimentos consiste em todos os estágios que são usados para proporcionar uma melhor integração da rede: transportes, estoques, custos, etc. O objetivo é a satisfação do cliente, assim alcançando suas exigências, que é entregar o que o cliente precisa no preço e nas condições desejadas.
A definição mais aceita no meio empresarial é a do Council of Logistics