cadeia de suprimentos
MARCOS VINICIUS AYRES DE MORAES
RA:1400029021
A CADEIA DE VALOR
PROF.º CLAUDIO FARIAS
SOROCABA
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
MARCOS VINICIUS AYRES DE MORAES
RA:1400029021
A IMPORTANCIA DA CADEIA DE VALOR
Trabalho apresentado para Avaliação na Disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, do curso de Técnico em Logística, turno Diurno, da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, ministrado pelo Professor Claudio Farias.
SOROCABA
2014
A CADEIA DE VALOR E A LOGÌSTICA
Conhecer o conceito de cadeia de Valor, suas vantagens é compreender qual a participação da Logística nesse conceito tão inovador.
Vantagens competitivas vêm sendo agregadas ao longo de toda a cadeia de suprimento.
Melhorias contínuas devem ser buscadas em todos os elementos da cadeia, reduzindo-se os custos, melhorando-se a qualidade dos produtos e o nível de serviço para os clientes finais. Um elemento que possibilita uma análise sistematizada do processo é chamado de cadeia de valor.
Os elementos da cadeia de suprimento vão desde o fornecedor da matéria-prima destinada à fabricação de um produto, até o consumidor final, passando pela manufatura, centros de distribuição, atacadistas (quando há) e varejistas.
Para atuarem de forma integrada e com sucesso na cadeia de suprimentos, as empresas, além de programarem um controle de qualidade adequado, devem priorizar a redução de seus custos para serem competitivas em um mercado tão globalizado
A Cadeia de Valor:
O conceito da cadeia de valor foi desenvolvido por Michael Porter, professor da Harvard
Business School, e é, atualmente, um dos pilares do moderno Gerenciamento da Cadeia de Suprimento. Segundo Michael Porter, a cadeia de valor "é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa que cria valor e aumenta a sua capacidade competitiva". Podem ser divididas em "atividades primárias", como logística, fabricação, marketing, vendas, serviços