Cadeia de suprimentos
Trabalho apresentado pelos discentes Luís Felipe Ferreira Gomes do Nascimento Filgueiras e Raflésia Timóteo da Silva, como requisito parcial da disciplina Gestão de Recursos de Materiais e Patrimônio ministrado pelo docente Demócrito Pereira.
Juazeiro do Norte, 2010.
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda de maneira sucinta a relação existente entre a Logística e a Cadeia de Suprimento e os benefícios que trazem para uma empresa que deseja fornecer um bem ou serviço de qualidade minimizando seus custos.
A gestão da Cadeia de Suprimento (supply chain management) é uma forma interligada de planejar, controlar e otimizar o fluxo de serviços, produtos, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final.
Os conceitos de Logística e Cadeia de Suprimento envolve tanto o planejamento, controle e produção (PCP), como à administração dos fluxos de materiais e informações agregadas, desde os fornecedores até o consumidor final, incluindo o retorno e o estoque dos materiais já utilizados.
Simplificando, a Logística envolve um numero menor de etapas do fluxo, geralmente essas etapas são de transformação e manufatura; já a Cadeia de Suprimento trabalha com o fluxo total, existindo assim várias etapas de transformação.
Assim, a Cadeia de Suprimento, tem um foco maior em relações entre empresas e parceiros, podendo inclusive compreender fluxos financeiros e de coordenação geral, ou mesmo, o projeto dividido de produtos.
Os projetos de pesquisa que envolve Logística e Cadeia de Suprimento compreende esquemas inter-organizacionais de just in time (em tempo exato) e efficient consumer response (resposta eficiente ao consumidor), desenvolvimento e avaliação de fornecedores, sistemas de apoio à decisão, coordenação inter e intra-organizacional, projeto de rede de suprimentos e de distribuição física, além de tópicos tradicionais, como movimentação e armazenagem, arranjo físico