Cadeia De Suprimentos Resumo
Algumas decisões essenciais para a montagem de uma cadeia de suprimentos seriam: sua estratégia estruturada a longo prazo, planejamento por meio da previsão da demanda, e por fim sua operacionalização.
Para o melhor entendimento da cadeia de suprimentos, foi explicado sobre os ciclos da cadeia de suprimentos: Ciclo do cliente, da relação entre cliente e o varejista; ciclo de reabastecimento, entre distribuidor e o varejista; ciclo de fabricação entre o fabricador e o distribuidor e o ciclo de ressuprimentos, fornecedor e fabricante.
Resume-se brevemente a visão push/pull, que é sobre a demanda, os pedidos. Antes de chegar o pedido do cliente é push, já o pull é depois que o pedido do cliente é feito, a fabricação se inicia.
Alinhamento estratégico da cadeia de suprimento é o alinhamento entre a estratégia competitiva de uma empresa com a da cadeia, é composta por 3 etapas: entender o cliente, entender a própria cadeia e a concretização do alinhamento.
Após esclarecer o que é uma cadeia de suprimento, falou-se sobre os fatore-chave que são determinantes para o seu bom desempenho: estoque, transporte, instalações, informação.
O estoque tem o papel de adequar o volume de suprimentos com a demanda requerida; e de reduzir custos por meio de economias de escala que podem vir a existir durante os processos de distribuição e proteção. Entre os estoques foram citados dois: o estoque cíclico, que á a quantidade média de estoque utilizada para atender a demanda entre o recebimento das entregas vindas dos fornecedores e o estoque de segurança que é o estoque mantido por precaução no caso de haver variabilidade da demanda com a prevista, e é