Apresentação de Redes_2015
901 palavras
4 páginas
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCOFACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA-ELETRÔNICA
TECNOLOGIA PONTO A PONTO
X
TECNOLOGIA I/O LINK
O GUSTAVO BUENO 11270095
O LEON BRAZ
O SAMIRA PONCE
1/20
10270075
11270078
1. Objetivo
O O
trabalho consiste em comparar tecnologias e provar através de um relatório financeiro a viabilidade no uso de redes industriais. Será comparado dois tipos de redes industriais ou interface.
1/20
2. Resumo
O Supondo
que uma fábrica possua 250 sensores a uma distância de 250 m do painel do PLC. Será mostrado as duas soluções possíveis para que o controlador possa monitorar e controlar os dispositivos de campo.
Também
haverá uma comparação entre ambas quanto a mão de obra e os materiais aplicados através de gráficos comparativos. Por fim, uma das tecnologias será escolhida para a aplicação no projeto.
1/20
3. Introdução
O A tecnologia Ponto a Ponto é a tecnologia mais
1/20
convencional utilizada nos dias de hoje. Essa tecnologia possui grande facilidade de configuração, uma vez que a informação do sensor ou atuador é somente uma quando este é digital e apenas um range quando este é analógico. A implementação desta tecnologia é também de fácil acesso, visto que não é necessário conhecimento de redes industriais e configurações avançadas de um CLP, bastando apenas inserir as expansões de IO's no conjunto do CLP e realizar a configuração básica de reconhecimento desses cartões no software. Essa tecnologia possui muitas desvantagens quando comparada com a Tecnologia I/O Link.
O A tecnologia IO-Link é uma tecnologia poderosa,
desenvolvida com protocolo de comunicação serial ponto a ponto usado para comunicar com sensores e/ou atuadores. Ela utiliza o padrão global de CLP IEC 61131 e aceita três tipos de dados a serem trocados - Dados de processo, dados de serviço e eventos. Muitos fabricantes de sensores e companhias industriais estão se juntando ao Consórcio Internacional do IO-Link para promover o protocolo