Cadeia de suprimentos responsiva
E para enfrentar este desafio, as organizações precisam concetrar seus esforços de modo que obtenham maior agilidade, a fim de responder em intervalos de tempo menores, tanto em termos de mudança de volume quanto em termos de mudança de variedade. Para uma empresa verdadeiramente ágil, a volatilidade da demanda não é problema; seus processos e sua estrutura organizacional, bem como as relações na cadeia de suprimentos, permitem que ela dê conta de quaisquer demandas que surjam.
Agilidade, no sentido da capacidade de alinhar oferta e demanda, não é necessariamente sinônimo de "enxugamento". O conceito de produção enxuta procura minimizar o estoque de componentes e de trabalho em andamento, buscando um ambiente just-in-time sempre que possível. Embora o "enxugamento" possa ser um elemento de "agilidade" em certas circunstâncias, por si só não possobilitará à organização atender às necessidades do cliente de forma rápida. De fato, pode-se argumentar que, pelo menos até recentemente, alguns setores, com todo o seu enxugamento, eram os menos ágeis no mercado.
Ser ágil e ter agilidade tem muitos dimensões. O conceito aplica-se tanto a redes quanto a empresas individuais. De fato, uma das coisas mais importantes para uma resposta ágil é a presença de parceiros ágeis a montante e a jusante da firma em questão. Embora as organizações possam ter processos internos capazes de resposta rápida, sua agilidade ainda assim será restringida se, por exemplo, os fornecedores provocarem longos tempos de espera para o reabastecimento.
Em ambientes de mercado em que a demanda é incerta, e os níveis de variedade são