AulaGCALRN05

937 palavras 4 páginas
Competência - Interpretar o gerenciamento da cadeia de suprimentos como uma ferramenta para o aumento do nível de serviço aos clientes.
Habilidades - Utilizar a relação entre o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção a atividade de compra como elemento que permita agregar valor ao produto. Unidade 05 - cadeia de suprimentos eficiente x Cadeia de suprimentos responsiva

Comparação entre Cadeias de Suprimento Eficientes e Responsivas.

Ao montar sua estratégia, a cadeia de suprimentos deve ter o seu diferencial competitivo mas principalmente ser capaz de mantê-lo sustentável ao longo da cadeia e ao longo do tempo, e essa decisão está cada vez mais vinculada ao entendimento e atendimento das necessidades do cliente, levando empresas a buscar soluções visando atendê-las plenamente. É primordial considerar este processo nas estratégias das empresas que objetivam marcar sua presença na cadeia de suprimentos onde atua, aumentando sua permanência no mercado.
Dentre os modelos atuais encontramos duas modalidades de cadeias que se destacam: Cadeias de Suprimentos Eficientes e Cadeias de Suprimentos Responsivas.
Responsividade - é atender prontamente e Eficiência é atender priorizando custos. Aumento nos custos reduzem a eficiência. Quanto maior a incerteza implícita da demanda, mais responsiva deve ser a cadeia.
]

Cadeia Eficiente
Cadeia Responsiva
Objetivo Principal
Suprir a demanda com o menor custo
Atender à demanda rapidamente
Estratégia de Criação do Produto
Maximizar o desempenho com um custo mínimo por produto
Criar modularidade que permita um adiamento da diferenciação do produto
Estratégia de Preços
Margens baixas porque o preço é o impulsionador do cliente
Margens mais altas já que o preço não é o impulsionador do cliente
Estratégia de Fabricação
Reduzir os custos através da alta utilização
Manter flexibilidade na capacidade para atender à demanda inesperada
Estratégia de Estoques
Minimizar os estoques para reduzir custos
Manter estoques

Relacionados