Halan Oliveira
As empresas estão em um ambiente de competição acirrada, onde os clientes se tornam cada vez mais exigentes. Diante desse cenário, uma empresa concorre com a outra através das Cadeias de Suprimentos de seus produtos. A Gestão da Cadeia de Suprimentos é essencial para definir os vencedores no mercado. Algumas se encaixam na cadeia de suprimentos responsiva – onde quanto mais requisitos forem atendidos pela cadeia de suprimentos, mais responsiva ela será; e a cadeia de suprimentos eficiente - aquelas que não possuem muitos requisitos de atendimento, mas conseguem atender aos clientes.
Seguem dois exemplos, um de cada tipo de cadeia de suprimento, para um entendimento mais claro.
Responsiva: Atacado Mendonça Distribuição do Mato Grosso
Nesta empresa, o ponto mais relevante da cadeia de suprimentos é que o atacado Mendonça Distribuição contribui com seus fornecedores pela sua agilidade no desembarque de mercadorias. Quando os fornecedores realizam as entregas no Mendonça Distribuição, a ação de descarregar as mercadorias é rápida, reduzindo o tempo de transporte pela cadeia. Dessa forma, os fornecedores atendem seus clientes mais rapidamente também. Percebe-se, então, a importância da logística de suprimentos para o Mendonça Distribuição gerar valor para seus clientes e fornecedores na velocidade da logística, uma vez que ela pode agilizar o processo e fazer com que a mercadoria chegue mais rápido aos clientes.
A cadeia de suprimentos atende a muitos requisitos e, portanto, tem um custo alto;
Eficiente: Souza Cruz
A fabricante de cigarros Souza Cruz não pode anunciar seus produtos e o consumo de cigarros diminui ano após ano. Em 2012, a empresa vendeu 6% menos cigarros que no ano anterior, mas aumentou a fatia de mercado, de 73% para 75%. O lucro cresceu 9%. No centro da estratégia da Souza Cruz está a melhoria da produtividade. Não só a sua, mas também a de sua cadeia. Os 30 000 agricultores que fornecem fumo para a