Metais Alcalinos Terrosos, Produção de Hidrogenio
Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE
Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química
Campus Universitário de Altamira
Disciplina: Estudo Experimental sobre Estrutura da Matéria, Interações e Transformações Químicas.
Professora: Cassia Raquel
Discentes: Alessandro Araújo Almeida; Deisiane Silva Santos; Francisco Marciano Filgueira; Halan Pinheiro de Sousa; Jeiciane Cavalcante da Silva; Michael Douglas dos Santos de Sousa.
RELATÓRIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Resumo:
O gás hidrogênio, substância de pouca ocorrência na atmosfera terrestre, pode ser obtido a partir da reação entre NaOH(aq) e Al(s). O objetivo geral deste experimento foi analisar a reação ocorrida na extração do hidrogênio e as substâncias envolvidas. Com o experimento, pode ser observada a saída do gás hidrogênio e a perda de calor na reação. As substâncias formadas foram produtos de uma reação de simples troca.
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
O hidrogênio é o mais leve dos elementos naturais. Na sua forma estável, ele existe sob a forma de moléculas diatômicas, H2, que é a mais leve das moléculas conhecidas. O gás hidrogênio é uma substância inodora, incolor, insípida e inflamável.
Devido à sua pouca ocorrência na atmosfera, é costumeiramente obtido por reação de substâncias em laboratório. Um método simples de se extrair o hidrogênio é reagindo solução de NaOH com alumínio metálico.
Os objetivos do experimento que segue relatado foram extrair gás hidrogênio a partir de uma base e um metal anfótero e comprovar que este produto foi formado; balancear a equação desta reação; visualizar a entalpia envolvida; e verificar o quanto o hidrogênio é inflamável.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Materiais
1 erlenmeyer de 250ml;
1 becker de 150ml;
1 pinça;
Quantidade suficiente de algodão;
1 conta-gotas;
1 isqueiro ou fósforo;
2 espátulas;
1 balança analítica;
2 vidros de relógio.
Reagentes
2g de