Tabela periódica
Turma 92
Conteúdo: INTRODUÇÃO A TABELA PERIÓDICA
Objetivo geral: Identificar e classificar elementos do grupo dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos
Objetivos específicos: Estudar a família dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos, suas principais propriedades, reatividade e aplicações.
Desenvolvimento da aula
Iniciar a aula fazendo perguntas sobre a aula anterior relacionadas aos grupos que serão estudados, pedir para que os alunos identifiquem os grupos na tabela Periódica e também o número de elétrons de valência de cada grupo relembrando a regra do octeto trabalhada na aula anterior.
Começar a aula explicando que conforme a divisão de grupos ou famílias analisados, iremos aprofundar em algumas famílias mais utilizadas e que possuam propriedades características bastante singular como a família dos metais alcalinos e a família dos metais alcalinos terrosos.
Explicação grupo 1: Metais alcalinos
Os metais alcalinos estão localizados no grupo 1 da tabela Periódica (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr), todos possuem 1 elétron na camada de valência e apresentam semelhança nas propriedades químicas de seus elementos.
Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas). São metais de baixa densidade e pontos de ebulição, altamente reativos, leves e de cor cinza prateada. A reatividade desses elementos cresce à medida que aumenta o período.
Todos os metais alcalinos reagem violentamente com água podemos observar o crescimento da reatividade com o aumentos do período nesta reação, onde ocorre de forma muito mais violenta com o césio do que com o sódio.
(mostrar vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=8cNwYzP0QjA
Lítio - É um metal escasso na crosta terrestre, encontrado disperso em certas rochas, porém nunca livre, dada a sua grande reatividade. É encontrado, também, em sais naturais, águas salgadas e águas minerais.
Principais