Projeto de transportes em campinas
Carros voadores, esteiras rolantes pelas ruas, robôs limpando a casa e até tele transporte, tudo com muita diversão, esse é o jeito que uma criança descreveria uma cidade do futuro, mas, nessa difícil tarefa de descobrir o que virá a acontecer, será que as crianças são tão exageradas?
Se formos atentos e olharmos nas entrelinhas, veremos que elas pensam em uma cidade que não tem congestionamentos, que tem segurança, que é limpa, que oferece entretenimento aos seus cidadãos e que da uma boa educação à sua população. Esses termos mais “adultos” refletem exatamente os problemas e as oportunidades que, para tornar uma cidade em Cidade do Futuro, devem ser resolvidos.
No projeto que se segue, uma equipe de seis gestores de projeto, guiados por um gerente de projetos, mostra um estudo sobre duas complexas áreas de investimento dentro de Campinas, encontrando seus reais problemas e propondo metas para resolvê-los, a fim de colocar o município alguns passos mais próximo do status de Cidade do Futuro.
CAPÍTULO 1- Transporte Público
1.1. Caracterização do Problema e Justificativa
O transporte público tem o objetivo de ajudar os moradores de uma cidade, facilitando o deslocamento das pessoas com maior rapidez, eficiência e segurança, além de diminuir o trânsito, já que um ônibus, por exemplo, comporta um número maior de pessoas comparado a um carro, podendo transportar mais pessoas com uma ocupação menor de espaço. Porém a situação do transporte público em Campinas não é bem essa. Ao invés de ser uma ajuda para os campineiros, vem se tornando um problema, já que não é eficiente e causa outras complicações.
A partir de uma pesquisa feita com 103 moradores da cidade de Campinas, avaliamos o nível do transporte público na região e descobrimos que 54% dos entrevistados, avaliam o transporte público de Campinas com nota igual ou inferior a 5.
Essa má avaliação ocorreu devido aos diversos problemas encontrados no transporte público, dentre eles estão os