Cadeia de suprimento
OPERADOR LOGÍSTICO
COMPONENTES:
Aureliano Pereira
Diogo Barbosa
Marcelo Silva de Paula
Michele Furtado
Rafael Matias
Rafaela Santos
Wallase Fonseca
INTRODUÇÃO:
Antes da revolução industrial os produtos eram elaborados de forma artesanal por artesões e seus clientes retiravam seus produtos em seus ateliês. Com a revolução industrial a retirada do produto transformou-se entrega, mesmo assim os pontos que os produtores deveriam levar seus produtos eram reduzido. Com a evolução, crescimento industrial e comercial a tarefa de levar a produção até os clientes foi se tornando cada vez mais complexa, assim como a gestão dos estoques. Como a evolução da industria, a pratica de transporte e armazenagem também seguiu pelo mesmo caminho, utilizando mão de obra cada vez mais qualificada e o melhor em tecnologia. Para algumas empresa a estrutura necessária para gerir o transporte e a armazenagem de seus produtos é tão grande que chega a interferir em sua atividade fim. É nessa hora que deve-se avaliar a opção de contratar um Operador Logístico.
DEFINIÇÃO DE OPERADOR LOGÍSTICO
Passeando pela internet podemos encontrar várias definições de operador logístico e muitas delas são formadas por empresas do ramo. Só para exemplificar. A Wikipédia diz:
"Operador logístico envolvem o uso de companhias externas para realizar funções logísticas que anteriormente eram realizadas dentro da empresa (Robeson et al., 1994, p. 20)."
Depois de avaliar várias definições chegamos a conclusão que operador logístico é toda empresa que executa pelo menos as três atividades mais comuns na logística: Controle de Estoque, Armazenagem e transporte.
Desta forma o operador logístico fica responsável pelo recebimento, estoque, expedição e entrega de togo material envolvido no contrato firmado com seu cliente. Qualquer perda ou dando, assim com acidentes danificando o material não deve gerar