Saúde mental
SAÚDE MENTAL – TRANSTORNO MENTAL – AS DUAS FACES DE UM CRIME
Curitiba
2012
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade realizar uma abordagem no que se refere o tema do texto saúde mental e transtorno mental interligado ao roteiro do filme As Duas Faces de um Crime.
Entende-se que Patologias psíquicas são utilizadas de forma corriqueira nos tribunais, geralmente em prol do réu, ao servir de justificativa para que a pena imputada ao acusado seja a menor possível.
Portanto há a necessidade de uma abordagem mais específica sobre a construção do estado psíquico de uma pessoa, bem como abordagens mais pontuais sobre os estados sentimentais do ser humano. Desta forma podendo esclarecer também de modo mais específico o que e como deve ser levado em conta, ou seja, o estado de “patologia psíquica” da pessoa, essa abordagem específica é necessária no sentido de dentro de seus limites auxiliar na avaliação dos casos em que psicopatologias sejam alegadas.
2 COMPORTAMENTO USUAL: PERSONALIDADE
Um dos pontos importantes a ser levado em consideração no transtorno mental é a observação dos comportamentos que são representados pelos instintos muitas vezes utilizados para justificar delitos ou crimes, transtorno este que decorre da personalidade. No entanto a consideração dessas patologias somente tem seu conhecimento a partir do suposto diagnóstico acerca de uma pessoa, para discernir entre o que é e o que não é considerado um transtorno mental que deriva um desvio de personalidade tal qual a de um ator. Enquanto respaldo processual é necessário, entender como se dá o processo de construção desses desequilíbrios, para que se torne possível um julgamento justo - com base na história de vida do réu - da veracidade da alegação do diagnóstico