Cadeia de abastecimento
DISTRIBUIÇÃO: A distribuição está relacionada à maneira como o produto é disponibilizado nos canais de distribuição. Envolve: os custos de distribuição, o fluxo logístico e canais utilizados.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA:
• A área da distribuição física trata da movimentação de produtos acabados ou semi-acabados para entrega aos clientes, ou seja, com mercadorias que a companhia oferece e que não planeja executar processamento posteriores.
Existem dois tipos de mercados (público) para os quais se deve planejar.
1. Usuário finais- são aqueles que usam o produto tanto para satisfazer suas necessidades como aqueles que criam novos produtos, que é o caso dos consumidores industriais. Os consumidores finais também podem ser companhia que, por sua vez vendem os seus produtos aos seus clientes. Ex: produto - chip para celular.
2. Intermediários- que não consomem o produto, mas que o oferecem para revenda, em geral para outros intermediários ou consumidores finais.
A diferença primordial entre estas categorias de compradores está no volume e no perfil de compra. Consumidores finais comumente adquirem pequenas quantidades e são em grande número (quando pessoa física). Suas compras são mais freqüentes do que aquelas feitas pelos intermediários.
Ex: distribuidores, varejistas • Canais de distribuição : É uma rede (sistema) organizada de instituições que executam todas as funções necessárias para ligar os produtores aos consumidores finais. Existem para facilitar o acesso dos produtos ou serviços aos seus consumidores. Por que a maioria dos fabricantes preferem colocar intermediários no processo de comercialização e não fazem todo o ciclo sozinhos? Os fabricantes não realizam o ciclo completo de comercialização - eles incluem intermediários (Distribuidores, Atacadistas, Representantes etc.) para complementar este ciclo, fazendo com que seja possível o produto sair do ambiente fabril e alcançar os