cachorrinhos
O presente trabalho será sobre o movimento surrealista ocorrido no início do século XX na França, e que se expandiu para outros países do globo terrestre, sendo seu destaque maior nas artes plásticas. - Origem:
O Surrealismo floresceu na Europa entre os anos 20 e 30 do século
XX e tem uma relação direta com o movimento Dadá que foi fundado em 1916 na Suíça por um grupo de refugiados da primeira guerra mundial. O Dadaísmo tinha caráter de protesto contra a loucura e a mentalidade da guerra na qual dezenas de milhares de pessoas saíram mortas ou inválidas, em troca de poucas terras, o que levou os dadaístas a acreditarem que não podiam mais confiar na razão e na ordem. Isto tudo deu origem ao movimento surrealista. - Idéias:
As principais idéias eram buscar as fantasias, sonhos, o inconsciente e procurando representar tudo isso nas obras artísticas. Buscavam a perfeição do desenho e das cores dentro da dimensão do imaginário. Nas suas idéias também estavam presentes a ilusão óptica em relação as impressões espaciais. O que prevalecia nas idéias, eram as representações absurdas e ilógicas, os conjuntos irreais.
- Por que surgiu:
Durante as duas primeiras décadas do século XX, com as incertezas políticas e também com o surgimento dos estudos psicanalíticos de Freud, que revelavam que muitos atos praticados pelo homem são automáticos e independentes de um encadeamento de razões lógicas, foi criado um clima favorável para o desenvolvimento de um tipo de arte que criticava a cultara européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo, surgindo então, movimentos que queriam representar a realidade de maneira fantasiosa, como é o caso do
Dadaísmo e do Surrealismo, principalmente.
3
- Temática e princípios:
Valorizavam a intervenção fantasiosa na realidade. Ressaltavam o automatismo contra o domínio da consciencia em que as formas da realidade são completamente abandonadas.
Exploravam em seus temas