Cultura Afro-brasileira
Essa cultura da qual está contida em nossa história, costumes, raça, da qual penso que depois de séculos não deveria mais ser destacada como diferentes por cor ou traços, e é um resultado familiar que vivenciamos na formação de uma única sociedade.
Resgatar a história da cultura que nos faz sermos brasileiros, me faz refletir que é resultado de uma vasta lista e informações das quais a maioria dos brasileiros nunca se interessaram em ler, saber, analisar, conhecer profundamente. Posso claramente dizer que em meus anos de estudos terminados com o ensino médio em 2.001 e com o ensino superior em 2.008 nunca foram abordados de forma mais ampla, porém com contextos e conteúdos que me vissem interessar ou ver a necessidade de estudar uma cultura da qual faço parte, o incentivo do governo desde a última década, faz por merecer aqueles que ao nosso país tiverem a coragem e a capacidade de enfrentar diversos obstáculos e mesmo assim formarem e fazerem parte de uma nação tão gloriosa e vasta.
Adentrar na história dos afro-brasileiros não deveria ser uma situação atípica ou mesmo diferente de contar a história de Dom Pedro, seria a capacidade de tornar a sociedade capaz de entender que história é uma faca de dois gumes, mostrando com clareza os fatos e pessoas que foram importantes mesmo sem estar nos livros antigos e que mesmo apagadas pelo preconceito estão na memória brasileira.
A democracia brasileira me faz ver que não há apenas corruptos por traz da economia e da política, mas também da história, mostrar a realidade enquanto negros escravos, nos fez ver que mesmo em