reciclagem de papel
É de extrema importância a reciclagem desse papel, pois assim não será necessário o corte de outra arvore, contribuindo para o meio ambiente.
É importante ressaltar que grande quantidade de papel reciclável é utilizada na fabricação de outros produtos, como telhas. Além disso, a recuperação do material após o consumo ajuda a diminuir o volume de detritos a ser descartado em lixões e aterros sanitários já saturados. Pelo alto poder calorífico, o papel pode ser utilizado na reciclagem energética, característica que deverá ganhar importância no futuro próximo.
Papeis recicláveis - Os papeis sulfiti, papelão, caixa de embalagens de produtos, papeis de presente, folhas de cadernos, jornais, revistas, envelopes, entre outros.
Papeis não recicláveis – Papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sanitários, "papel" de bala, embalagens de biscoitos, papéis sujos, etiqueta adesiva, tocos de cigarro e fotografias, entre outros.
Consumo consciente – Reduzir o desperdício de papel e adotar hábitos para a separação do material reciclável nas residências. Essas práticas contribuem para melhorar a qualidade e a homogeneidade das fibras que retornam às indústrias. Também é importante a coleta seletiva e a triagem dos resíduos recicláveis – sem a contaminação por matéria orgânica tais como restos de comida e outras impurezas.
É importante ressaltar que o papel não pode ser reciclado infinitas vezes, pois as fibras perdem a resistência e as características que definem o tipo do papel. Por isso, será sempre