Eletrica
MANUAL DE ENGENHARIA
NTD-01
VIGÊNCIA
05.01.2004
TÍTULO:
1.
VERSÃO
03
PÁGINA
7/89
FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM BAIXA TENSÃO
OBJETIVO
Esta norma tem por objetivo determinar critérios, fornecer instruções e estabelecer diretrizes técnicas a serem obedecidas no fornecimento de energia elétrica em tensão secundária de distribuição, em toda a área de concessão da CELPA.
2.
CAMPO DE APLICAÇÃO
2.1.
A presente norma se aplica às instalações residenciais, comerciais e industriais, localizadas em edificações isoladas urbanas ou rurais, com alimentação em tensão secundária de distribuição.
2.2.
Tanto instalações de unidades consumidoras novas como aquelas que sofrerem reformas ou ampliações, após a entrada em vigor desta norma, deverão obedecê-la.
2.3.
Excluem-se desta norma as instalações especiais, tais como minas e outras semelhantes, além de prédios de múltiplas unidades consumidoras e medições agrupadas.
3.
NORMAS COMPLEMENTARES
Na aplicação desta norma é necessário consultar:
NBR- 5410
- Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
NBR-10696
- Fornecimento de Energia Elétrica a Edificações Individuais em Tensão
Secundária.
4.
TERMINOLOGIA
4.1.
Consumidor
Entende-se por consumidor a pessoa física ou jurídica, ou comunhão de fato ou de direito, legalmente representada, que solicitar à CENTRAIS ELÉTRICAS DO PARÁ S.A o fornecimento de energia elétrica e assumir a responsabilidade pelo pagamento das faturas e pelas demais obrigações fixadas em normas e regulamentos da ANEEL, assim vinculando-se aos contratos de fornecimento, de uso e de conexão ou de adesão, conforme cada caso.
4.2.
Unidade Consumidora
Conjunto de instalações e equipamentos elétricos caracterizado pelo recebimento de energia elétrica em um só ponto de entrega, com medição individualizada e correspondente a um único consumidor.
4.3.
Prédio de Múltiplas Unidades Consumidoras
Prédio ou