Reciclagem de Papel
RECICLAGEM DE PAPEL
O papel é um dos materiais mais comuns e usados no nosso dia a dia. Fabricado a partir de fibras vegetais. Há cerca de um século a madeira tem se destacado como a principal fonte de fibras destinadas à produção de papel.
É bom lembrar que "papel" não é somente aquele material que compõe a folha de caderno, do livro ou do jornal, mas também a matéria prima utilizada para fabricar as embalagens dos eletrodomésticos, dos computadores, dos equipamentos eletrônicos e de alimentos como biscoitos, cereais, leite, ovos, condimentos etc.
Em virtude de sua ampla utilização e, principalmente, dos aspectos que envolvem o seu uso, parece razoável uma metodologia de estimação do desenvolvimento das nações. Certamente num país onde imperam a pobreza, a fome e o analfabetismo, poucos terão acesso aos cadernos, livros, às revistas, aos computadores, às geladeiras e aos fornos de microondas, nem tampouco aos papéis sanitários.
A Reciclagem de Papel nos dias atuais, possui importância fundamental tanto social como econômica.
Um número cada vez maior de pessoas dedica-se ao trabalho de coleta de prensagem, de transporte e de utilização dos papéis recolhidos nas ruas. Isto resulta na geração de empregos dignos e na manutenção de famílias que, muitas vezes, ainda não estão devidamente preparadas para um mercado de trabalho altamente competitivo. Cooperativas de catadores de papel têm sido criadas, principalmente com o intuito de proteger e de orientar esses trabalhadores simples, porém, muito orgulhosos do seu trabalho, reconhecidamente imprescindível para a melhoria das condições de vida da população como um todo.
VANTAGENS DA RECICLAGEM DE PAPEL
- A menor utilização das áreas florestais resulta numa melhor proteção ao ambiente;
- A diminuição da poluição do solo, considerando que cada tonelada de papel ocupa em média, 3,2metros cúbicos de espaço nos aterros sanitários;
- O menor consumo de energia, quando comparado com o processo