O cachorrinho bidu
RAFAEL BADE XAVIER
Mercado.
INTRODUÇÃO No mundo atual, a publicidade se encontra em diversos locais. Na rua, nas revistas, no ponto de ônibus, na TV, no radio, na internet, ou seja, em cada espaço urbano ou virtual e em todas as mídias em geral, é possível encontrar uma peça publicitária.
A maioria das peças publicitárias possui a mesma função, a de fazer com que um possível emissor consuma, que compre o produto sugerido por um determinado material publicitário. Sem duvida nenhuma a grande função da publicidade em uma sociedade capitalista como a nossa é a venda, mas será que esse objetivo é facilmente alcançável? a publicidade possui um grande poder de influência no consumo? ou será que o consumidor tem capacidade de pensar por conta própria, pois ele mesmo toma a sua decisão de compra sem nenhuma influência externa, pensando nessas questões escrevo esse artigo , que pretendendo abordar a influencia que publicidade pode exercer durante um processo de compra.
DESENVOLVIMENTO
A cultura predominante na sociedade moderna, principalmente a ocidental é a cultura do consumo. Essa cultura se estabeleceu graças a todo aparato tecnológico que surgiu na época da revolução industrial, a tecnologia que surgiu na época fez com que a produção aumentasse, e a demanda fosse maior, isso fez com que os donos dos meios de produção incentivassem o consumo, dando origem a cultura de consumo que predomina até hoje. Desde quando surgiu no Ocidente, a cultura do consumo pretendia ser uma cultura de liberdade, de livre escolha, o individuo que escolhe o que quer, ele compra dentre uma infinidade de objetos aquilo que mais o satisfaz..
A cultura do consumo também não é uma questão exclusivamente ocidental.Surgiu no Ocidente, a partir do século XVIII, como parte da afirmação Ocidental que a diferencia do resto do mundo como uma cultura moderna , progressista, livre , racional.