Básico do Voo Livre de Parapente
Parapente
Por: Carlos Henrique de Oliveira Carvalho A proposta deste material é fornecer informações básicas e fundamentais aos iniciantes na prática do Voo Livre de Parapente. Um bom piloto perceberá que está em contínuo processo de aprendizagem, uma vez que a evolução do esporte conta com substancial contribuição dos avanços tecnológicos, que têm permitido a fabricação de equipamentos cada vez mais seguros, bem como o surgimento de novas técnicas de voo, através de experimentos realizados com frequência pelos pilotos mais antigos. Cabe ressaltar que a prática do voo livre é um esporte classificado como radical, oferecendo constante grau de risco à integridade física e à vida do praticante. Por tanto, esteja disposto a seguir rigorosamente às orientações do seu Instrutor de Voo, para reduzir ao máximo as possibilidades de acidentes.
Reflexão: Deixo aqui a máxima que aprendi com meu mestre, o renomado Instrutor de Voo Livre LUCIANO MIRANDA - Niterói, RJ:
"É melhor estar em baixo querendo estar em cima, do que estar em cima querendo estar em baixo".
Carlos Henrique de Oliveira Carvalho
Instrutor de Parapente
Palavras do mestre
O melhor piloto não é o que acerta, mas o que conserta mais rápido os erros. Isso nos faz pensar que, no voo, nunca estamos totalmente certos. Há sempre o que corrigir. Há sempre o que aprender. Os que pensam assim alcançam mais rapidamente os níveis satisfatórios de segurança e progridem até chegar aos mais altos níveis do voo.
Estou certo que os alunos do meu amigo Carlos Henrique estarão em boas mãos, pois ele, enquanto aluno, foi dedicado, estudioso, competente e, acima de tudo, humilde a ponto de reconhecer a cada passo o ato certo da correção.
Luciano Miranda Machado
Asas Ecológicas de Niterói, RJ
Instrutor de Parapente / Paramotor
SUMÁRIO
Capa...................................................................................... 01