unopar
Nesse contexto, as organizações buscam, cada vez mais, estratégias para aumentar suas forças competitivas. Tais estratégias passam, via de regra, pelas mudanças nos processos de gestão e pela obtenção de melhores fatias de mercado. Mudanças na gestão de empresas sempre existiram; mas atualmente se caracterizam pela rapidez e pela intensidade com que acontecem e, também, pela abrangência com que afetam os trabalhadores empregados nessas organizações. (SILVA, 2001)
Existem vários modos de gestão que servem às empresas para a organização do trabalho numa perspectiva de tipo de tecnologia adotada, qualificação dos trabalhadores, cultura organizacional, estrutura e mercado, entre outros. Esses modos de ser e de trabalhar partiram de uma evolução natural das práticas administrativas e tiveram como princípio básico melhorar o desempenho organizacional com a incorporação de uma série de mecanismos de gestão, embasados em diversas áreas científicas. (SILVA, 2001)
BOHLANDER, George, Scott SNEEL e Arthur SHERMAN. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 2003.
BOOG, Gustavo. Manual de treinamento e desenvolvimento: um guia de operação. São Paulo: Makron Books, 2001.
CARVALHO, Antônio Vieira de. Treinamento: princípios, métodos e técnicas. São Paulo: Pioneira, 2000.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 3.ed São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1983.
EQUIPE COOPERS &LYBRAND. Coord: Vicente Picarelli Filho. Remuneração estratégica - nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1996.
EQUIPE COOPERS & LYBRAND. Coord: Vicente Picarelli Filho. Remuneração por habilidade e por competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. São Paulo: Atlas, 1999.
LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
LODI, João Bosco. A entrevista: teoria e prática. 7.ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal: