Voo livre
EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
COLATINA
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO - UNESC
VÔO LIVRE
COLATINA
2011
VOO LIVRE
Voo livre é um esporte radical, com voo não motorizado, que utiliza as térmicas (atividade térmica e do vento na Camada limite atmosférica) para realizar voos locais ou de grande distância, possibilitando alterar tanto a velocidade quanto a trajetória, e ainda escolher o local de pouso.
O voo é silencioso. O piloto pode perceber a estrutura espacial e as varições dos vórtices do escoamento atmosférico de maior ou menor dimensão em relação a dimensão da aeronave. Dessa forma distingue-se do paraquedismo, do BASE jumping e do balonismo, sendo mais próximo do voo das aves que plainam durante o movimento de ascensão ou deslocamento helicoidal.
As duas principais modalidades são o parapente e a asa-delta.
Em Portugal, existe a Federação de Voo Livre, Parapente e Asa Delta, que opera entre outros sítios, na Serra da Arrábida, no distrito de Setúbal.
O Brasil é considerado o "Havaí do voo livre”. Cidades como Patu (RN), Quixadá (CE), Governador Valadares (MG), Andradas (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Sapiranga (RS), Igrejinha (RS), Vicência (PE), Santo Antônio do Pinhal e Atibaia (SP) são locais de renome internacional na prática do esporte.
Asa-delta
A Asa-delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da aeronave no ar. A origem deste nome, Asa-Delta, deu-se pela semelhança da letra grega, que tem forma de triângulo, com o fortado da asa desta aeronave.
História
O alemão Otto Lilienthal é considerado o pioneiro, pois desde 1871 se dedicava a construção