Buzz marketing
Nessa definição capta-se a característica supracitada que é ir além do baixo custo de produção. Uma estratégia de guerrilha bem arquitetada e criativa gerará o zumzumzum necessário para se colher os benefícios do Buzz Marketing. O próprio zumzumzum a respeito de sua ação de comunicação já é o princípio desses benefícios, quando pessoas que não foram atingidas diretamente pela mensagem divulgada através da ação de comunicação serão atingidas de forma indireta a partir dos comentários que a eles chegariam. Quando isso acontece, já podemos dizer que começamos a sentir os efeitos do Buzz Marketing.
O objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas. http://www.infoescola.com/marketing/buzz-marketing O buzz marketing se aproveita de noticias e eventos para fazer com que “certas” pessoas (as chamadas especialistas, que conhecem sobre um determinado seguimento e servem como divulgadoras, e o caso de alguns blogs especializados, blogs que falam sobre: maquiagem, de computadores, jogos, ou em caso de festas os famosos “promoters”, que são conhecidos por serem “festeiros”), disseminem a idéia a quem interessa
Alguns exemplos de Buzz Marketing . Patrocinadora de uma equipe de Fórmula 1, a Red Bull convocou seu piloto reserva, o alemão Michael Ammermuller, para se exibir com um dos carros de corrida no centro da cidade de São Paulo, num circuito de 7 quilômetros que ia do Teatro Municipal ao parque do Ibirapuera.