Buzz Marketing
O Buzz Marketing tem a ver com montagem de estratégia para atingir o público de maneira emocional e convincente, assim estabelecendo relações entre pessoas e marcas de forma a influenciar suas escolhas.
A ideia principal do Buzz Marketing é fazer com que as pessoas disseminem a mensagem. Pois se algo é bom e seus amigos comentam com você é porque é bom mesmo, porém você fica desconfiado quando uma empresa faz uma propaganda querendo se passar por boa. Assim, o truque consiste em gerar Buzz para a companhia sem que esse marketing pareça originar-se dela.
Porque Fazer?
• O buzz marketing é barato: requer apenas uma fração dos recursos utilizados nas estratégias tradicionais de marketing. Uma campanha de propaganda pode exigir milhões de reais, enquanto o buzz marketing consome apenas algumas dezenas de milhares.
• O buzz marketing é imediato: a velocidade e alcance da internet permitem que nos comuniquemos com qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora.
• O buzz marketing é direto: A beleza do buzz marketing é que todo encontro pode parecer altamente personalizado. A percepção individual da mensagem, a recomendação de um amigo ou colega, a sensação de fazer parte de um grupo seleto de iniciados, tudo isso tem grande apelo para o consumidor exigente de hoje.
06 Pilares
1. Causa - Mensagem publicitária que se pretende que gere "burburinho" junto dos consumidores.
2. Contexto - Mudanças no ambiente provocam alterações no comportamento do consumidor. Segundo Seth Godin o melhor momento para a disseminação de uma ideia é o vácuo, que para ele é o espaço de tempo, de muito curta duração, em que ocorrem mudanças na sociedade e se geram novas necessidades. E é por isso que o sucesso de uma campanha de buzz depende do ambiente e momento em que é lançada. O contexto deve ser propício à disseminação da mensagem, por isso deve-se investigar o que se passa na sociedade, quais são as últimas tendências, o que está na moda, o que as