Alice e a Lógica
Aluna
Emiliano Carlos
Professor
A Importância do Discurso Lógico em
Alice no País das Maravilhas
O Filme é baseado na obra escrita escrita por Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carroll, professor de matemática em Oxford que se inspirou e homenageou uma menina chamada Alice Liddell para escrever a mesma.
“Alice no País das Maravilhas” conta a história de uma menina chamada Alice que algumas vezes sonha com um mundo desconhecido, totalmente diferente do real em que vivia. Em um certo dia após correr atrás de um coelho de colete e relógio, cai em sua toca,desces por um poço e termina em um mundo surreal ocorre ao contrário do convencional, habitado por criaturas estranhas como o próprio coelho de colete que carrega um relógio e parece estar sempre atrasado, o gato risonho que tem o poder de aparecer e desaparecer, o chapeleiro maluco que está eternamente na hora do chá e foge da rainha de copas, que o condenou à decapitação, a lagarta absolem que sabe tudo e é a guardiã absoluta do Oráculo, entre outros.
É notório que a história do filme é marcada pelo tratamento das situações e também pelo uso dos recursos do maravilhoso, que e algo mágico e absurdo que repentinamente acontece no cotidiano; e do nosense, que indica ausência de sentido. Nesse caso o Nosense desfruta de um elemento extra na formação do texto: a matemática, que através de jogos de linguagem baseados na lógica, dão vida as proposições que são fundamentais pois Nos permite percorrer os limites da lógica e da linguagem, no mundo da argumentação e da fantasia criado no sonho de Alice.
Atividade Extra
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom
Leão
M
M
M
V
V
V
V
Unicórnio
V
V
V
M
M
M
V
Problema 1
Um dia Alice encontrou o Leão e o Unicórnio descansando à sombra de uma árvore. Eles disseram:
Leão: Ontem foi