Busão
Produto: Webapp focado na venda de passagens de ônibus para viagens intermunicipais.
Funcionalidades
Neste web app, o usuário deve colocar a cidade de partida e o destino final e o sistema irá retornar todas as opções disponíveis (empresas, preços, horários, rotas alternativas etc). Para a aplicação ser um pouco mais social, os usuáros também podem classificar e dar opiniões sobre os serviços (rating).
Viabilidade financeira
O modelo de negócio pode ser sustentado por uma porcetagem proveniente da conversão da compra de uma passagem intermediada pela nossa aplicação. Outra forma de monetização é a crição de parcerias com serviços complementares, como cooperativas de taxis e fretados, que poderiam complementar o trajeto não atendido pelos ônibus.
Informações podem ser fornecidas (“vendidas”) a outras empresas do segmento do comercio, restaurantes, bares, lanchonetes, lojas de artesanato, turismo, esportes etc.
Governança de Dados
Clientes, empresas parceiras, rotas, preços, passagens, cidades, dados de qualificação dos serviços e produtos, Sexo, Faixa etária, locais mais visitados, frequência de viagens, dados de pessoas físicas e jurídicas com possibilidades de cruzamentos de dados, para gerar novos dados.
Ambiente Externo
Aplicativos para dispositivos móveis estão, cada vez mais, sendo desenvolvidos com objetivo de facilitar e melhorar a relação das pessoas com a cidade. Na área de transporte urbano, já foram desenvolvidos apps em algumas cidades do mundo, porém ainda pouco explorado no Brasil.
Cidades como Miami, Paris, Milão, Nova York e Londres possuem aplicativos que mostram mapas de trajetos de trêm, metrô e ônibus. Porém, a maioria destes app são restritos a exibição estática dos dados, sendo poucos deles com programação de trajetos e sua posterior orientação ao usuário.
Modelos existentes no Brasil
No Brasil todos os aplicativos são focados em trajetos dentro de uma mesma cidade. O único modelo para trajetos