Bussiness
Luís Miranda da Rocha
Setembro de 2002
O Plano de Negócios ou Business Plan
1. O conceito de Business Plan
Um Business Plan é um documento que visa dar a conhecer e promover um determinado projecto de investimento, assumindo, assim, uma dupla finalidade, do ponto de vista dos promotores:
internamente, fornece o programa de acção para a execução do projecto e os valores para controlo de actividade, na fase de implementação;
externamente, serve para apresentar o projecto a investidores (business angels, empresas de capital de risco, bancos, entidades públicas promotoras de investimento), ou seja, é utilizado para promover uma ideia, junto de potenciais financiadores. A obtenção dos fundos destinados à execução de uma boa ideia não pode ser assumida como uma certeza: factores de natureza política e a inevitável assimetria de informação existente entre os promotores e os potenciais financiadores, entre outros, são obstáculos que os empreendedores devem estar preparados para enfrentar, sendo certo que a forma e a substância do Business Plan constituem aspectos determinantes para a consecução do objectivo de angariação de fundos.
Na verdade, alguns números, provenientes das empresas de capital de risco, indicam que 85% dos projectos são recusados à partida. Os restantes 15% são objecto de atenção mais profunda, mas apenas 5% chegam à fase de negociação. Estes elementos provam que, não raras vezes, os Business Plans são considerados “exercícios de imaginação”, no âmbito de um ciclo vicioso em que os eventuais financiadores antecipam o excesso de optimismo imbuído na maior parte daqueles documentos.
Luís Miranda da Rocha
Página 2
O Plano de Negócios ou Business Plan
2. Elementos de um Business Plan
De um ponto de vista formal, um Business Plan deve ter uma apresentação excelente, mas sóbria, sendo suficiente, na maior parte dos casos, recorrer às possibilidades de
edição