Bussiness Intelligence
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 4
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
7. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
O avanço tecnológico está exigindo cada vez mais a adequação das empresas, que buscam soluções práticas e rápidas para problemas gerados dentro da organização.
O Business Intelligence, conhecido também como Inteligência Empresarial ou simplesmente BI tem o propósito de analisar o negócio por diversos ângulos, auxiliando gestores na tomada de decisões estratégicas, de maneira eficaz, e principalmente, rápida. Trabalhando para dar magnitude estratégica ao conjunto de eventos dentro da organização, o Business Intelligence está geralmente ligado a área de Relações Públicas, criando uma única gestão, focada em tomada de decisões em tempo real.
2. CONCEITO DE BUSINESS INTELLIGENCE
O termo Business Intelligence foi criado por Howard Dresner, analista do Grupo Gartner, em 1989, cujo apresenta um conceito baseado em softwares que auxiliam gestores em tomadas de decisões dentro da organização usando apenas informações que já existem em bancos de dados na empresa.
Como principal objetivo, o Business Intelligence tem a integração de tecnologias e aplicativos, analisando de maneira simples dados corporativos, de maneira correta e no tempo necessário, tornando assim, a tomada de decisões da empresa com menos índices de erros e mais rápida, dando suporte aos executivos e também, proporciona a descoberta de novos conhecimentos.
O BI em sua essência, trata da tomada de decisões de maneira eficaz, porém é de extrema importância saber onde teve início determinada decisão.
Simplificando, o BI é uma ferramenta que permite aos gestores uma análise inteligente e rápida de infinitos dados gerados por seus sistemas, na qual pode ser obtidos dados sobre o setor de RH, contábeis e muitas outras utilidades.
3. IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE
O projeto de implantação de Business Intelligence deve