Business Inteligence
Sendo ele um software que complementa o ERP da empresa e sua utilização vem de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa.
O que significa, resumidamente, coletar dados de diversas fontes, organizá-los, analisá-los e compartilhá-los com os executivos mais importantes da empresa. Estes então transformam essas informações relevantes em decisões importantes para o futuro da empresa.
Com o BI as empresas podem analisar e validar todas essas informações e as transformar em conhecimento estratégico, podendo ser utilizados para análise, acompanhamento e comparação de resultados para determinar quais serão os próximos passos da corporação.
E sua utilidade para as empresas é a busca de inteligência para seus negócios, e não mais apenas o relato de informações.
O que fez ser analisado de que não bastava apenas armazenar grande quantidade de dados que se encontravam repetidos, incompletos e espalhados em vários sistemas, então se percebeu que era necessário dispor de ferramentas que reunissem os dados numa base única e trabalhar com eles de forma que pudessem ser vistos de diferentes ângulos.
Já que o resultado depende da inteligência, e as empresas precisam obter informações claras e compatíveis com o que deseja alcançar com seus dados organizados e transformados em informações para seu sucesso.
Os componentes do BI são:
Data warehouse: é um banco de dados que serve para armazenar informações detalhadas das empresas e ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.
Analítica de negócios (business analytics): ajuda a organização a reconhecer tendências, para que possa antecipar e melhorar os resultados, mas também identificar os riscos que