Business inteligence
Introdução
A inteligência Empresarial , ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.
Organizações competitivas acumulam “inteligência” á medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados. Cada sistema de BI determina uma meta especifica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos , sejam eles de longo ou curto prazo. Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação.
Resumo
Este trabalho foi elaborado para mostrar a dimensão da tecnologia aplicada a B.I (Business Inteligence) e os conceitos básicos para desenvolver a empresa de maneira mais viável e adaptativa , mostramos alguns conceitos relacionados ao B.I e fazemos menção a algumas ferramentas . Ao longo deste artigo será possível visualizar diferentes visões e dimensões da aplicação que pode ser feita com B.I .
Business intelligence (BI) visa fazer decisões de negócio melhores com o uso de uma categoria larga de sistemas, de aplicações e de tecnologias de informação da gerência para recolher, armazenar, analisar, e fornecer o acesso aos dados. BI usa-se informação oportuna e exata fazer decisões. Técnicas baseadas em computador utilizados no