Business Inteligence
Catarina Simões Monteiro de Almeida
Maria Gabriela Miranda de Lima
Mariana Salgueiro Bezerra de Moraes
RESUMO.
A escolha de um direcionamento empresarial está, ao percurso da tecnologia, cada vez mais árduo. A inserção das empresas no mundo globalizado causou um cenário onde são necessários estudos minuciosos dos relatos ocorridos interna e externamente à organização. O detalhamento de tais estudos acontece devido à existência de inteligentes sistemas, onde está introduzido o Business Intelligence, objeto de estudo no presente artigo. Aqui será conceituado e descrito o B.I, como e porque ocorreu seu surgimento, como é estruturado e como as empresas o utilizam.
Palavras chaves: Business Inteligence. Tomada de decisão. Sistemas transacionais. Sistema de Apoio a Decisão.
1. INTRODUÇÃO.
Com a evolução tecnológica ocorreram mudanças bastante significativas, e inerentes a tais mudanças encontra-se a necessidade de se obter informações, as quais manterão a organização modernizada e permitirá uma equiparação em relação à outras empresas.
Ao surgirem, ao longo dos anos, as tecnologias mais avançadas, as quais sempre estão se atualizando, as organizações foram se tornando cada vez mais globalizadas, necessitando assim, de forma crescente, de um acervo maior e mais preciso de informações, onde seja possível atingir rapidamente a informação necessária.
Passa a ser então necessária a adaptação das necessidades às metamorfoses ocorridas no ambiente externo à empresa. Por conta da grande quantidade de mutações é preciso obter as informações de uma maneira rígida e organizada, o que permitirá a utilização dos recursos de uma maneira eficiente.
É perceptível que na contemporaneidade a informação tornou-se um recurso essencial para qualquer organização. Apesar de ela não possuir nenhum valor, se analisada sozinha, sua introdução a um contexto é fundamental para seu entendimento e para