Buscando rigor e qualidade
POLO DE PIRITIBA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFIC O
TUTOR ( A) SIRLEIDE MENDES
RESENHA DO TEXTO
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: BUSCANDO RIGOR E QUALIDADE
PIRITIBA – BAHIA OUTUBRO 2011 RESENHA
Discussões sobre o que se considera uma boa pesquisa levou um debate em 1991, na Academia Nacional de Educação NAE Norte Americana levaram a formação de um grupo de trabalho que analisaram a situação da pesquisa em educação nos Estados Unidos e fizeram recomendações para o seu aperfeiçoamento.
Seis experientes pesquisadores como: Charles Bidwel Ann Brann, Jerome Bruner, Allan Collins, Ellns langenan e Lee Shulman, organizaram um livro lançado em 1999, que tem os seguintes títulos: Questões das pesquisas em educação; problemas e possibilidades.
São XVI Capítulos reunidos em quatro partes, que focalizam a pesquisas com um problema na historia e na sociologia da educação e na pesquisa social. No esboço dessa pesquisa Chegaram a conclusão de que para assegurar qualidade da pesquisa em educação, é preciso promover debate nas universidade, nas escolas, nas agencias, de fomento, nas revistas, na internet, de forma que venha á criar novos meios para que venhamos a surgir novas concepções que estejam todos em acordo ao que se refere ser uma boa ou péssima ..
Considerando essa experiência a pesquisa tomou-se uma empreitada coletiva e de longo prazo, e acreditando que para isso precisamos expor idéias e ponto de vista, o autor se dispõe a trazer algumas questões a serem discutidas.
Nos últimos vinte anos, ao mesmo tempo em que se observa um crescimento muito grande numero de pesquisa na área de educação no Brasil. Oriundo principalmente da expansão da pós-graduação, observa-se também muitas mudanças, seja nas temáticas e problema seja nas referencias teórica seja abordagens metodológicas e nos contextos de produção dos trabalhos científicos.
Relata-se que a questão