bunge alimentos
O processo de administração foi criado por um administrador Francês do século XX Henry Fayol, o processo adotado por Fayol compreendia em cinco funções: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Até hoje são adotados em livros esse processo, mas com algumas alterações, administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. Para chegar a essa definição de administração alguns elementos foram usados 4: processo, coordenação, eficiência e eficácia.
Processo - modo ou maneira de trabalho para se chegar ao objetivo.
Coordenação - é a coordenação do trabalho junto com o processo para se alcançar o objetivo.
Eficiência - é a capacidade de realizar atividades de modo correto, usando somente recursos necessários.
Eficácia - é a capacidade de escolher o processo mais adequado para alcançar o objetivo de forma mais direta.
Os Administradores são profissionais que possuem a função de guiar ou gerenciar as organizações para alcançar os objetivos da mesma. O administrador possui a função na maioria das vezes de aplicar recursos para alcançar o propósito, trabalham em equipe e são também responsáveis por tarefas somente por ele feitas.
PLANEJAMENTO - Consiste em especificar ou detalhar os objetivos a ser atingido pela organização, nas definições estratégicas e ações, isso permite que o administrador trabalhe com seu direcionamento focado em determinados objetivos.
ORGANIZAÇÃO - Consiste na distribuição de tarefas e de recursos dentre a organização, a mesma procura distribuir autoridade e recursos