Circuitos elétricos
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. Um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas, sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos, luz, movimentos, aquecimentos, sons, e etc. Circuitos elétricos são conjuntos formados por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.
Um circuito elétrico simples, constituído com uma pilha, um interruptor e uma lâmpada.
Neste caso:
A pilha é a fonte de energia; a lâmpada é o receptor de energia;
O interruptor não é considerado fonte nem receptor de energia, já que a sua função é apenas a de permitir ou interromper a passagem de corrente num circuito elétrico.
Quando a fonte se encontra corretamente ligada ao(s) receptores, diz-se que o circuito está fechado, caso contrário diz-se que está aberto.
Num condutor metálico, a corrente elétrica é explicada por um fluxo desordenado de elétrons que atravessam esse condutor.
No que diz respeito à representação esquemática de circuitos elétricos, é essencial que utilizemos sempre os mesmos símbolos, de forma a que sejam percebidos por todos. Na tabela abaixo é indicado o símbolo que corresponde a alguns dos mais importantes componentes elétrico.
Observa com atenção o exemplo seguinte, onde se faz a representação esquemática de um circuito elétricos:
Os componentes de um circuito podem ser ligados entre si de formas diferentes. Por exemplo: Circuito I Circuito II