Semicondutores
INTRODUÇÃO
Semicondutores usados em electrónica são materiais cristalinos (silício, germânio, gálio) a que são acrescentadas impurezas doadoras ou aceitadoras, após a colocação de impurezas o material semicondutor é classificado como semicondutor tipo N ou tipo P. A junção de materiais P e N possibilitam a fabricação de componentes semicondutores, o díodo e a célula solar são constituídos por duas junções uma N e outra P, ou o transístor constituído por três junções duas N e uma P, ou duas P e uma N. A base de todos os circuitos integrados é o material semicondutor.
Na natureza o material semicondutor tem uma concentração de portadores negativos e positivos igual, designam-se por semicondutores intrínsecos. Ao serem adicionadas impurezas designam-se por semicondutores extrínsecos ou dopados.
1. SEMICONDUTORES
Assim como existem materiais condutores e materiais isolantes, existe um tipo de material que é um meio termo entre esses dois primeiros. Esse material é o semicondutor. O semicondutor, portanto, possui um nível de condutividade entre os extremos de um isolante e um condutor. Na representação entre os tipos de materiais em relação a sua condutividade, nota-se que há uma condução de elétrons no seguimento superior, caracterizando um elemento condutor de elétrons. Já a figura central há um impedimento da passagem de elétrons, caracterizando um isolante.
O último elemento se caracteriza pela passagem ou não de elétrons, este elemento é considerado um semicondutor. Logo um semicondutor permite a passagem de corrente em certos momentos e este certo momento é que permitiram que a eletrônica evoluísse a altos níveis tecnológicos. Os materiais semicondutores mais usados na indústria eletrônica são o Germânio (Ge) e o Silício (Si), apesar do Silício predominar a produção atualmente. Seu comportamento se deve à sua ligação química, chamada ligação covalente (por