estudo de caso
O Enem se diferencia de alguns vestibulares que cobram assuntos “quentes”, que aconteceram recentemente. Como o exame passa por um pré-teste, as questões são elaboradas com mais antecedência.
Mas isso não torna o conhecimento dos temas de atualidade menos importante. “A atualidade é citada para perguntar algo mais conceitual”, afirma Alex Perrone, professor de Atualidades do CPV Vestibulares.
Veja alguns dos principais assuntos de atualidades que podem aparecer no exame no final de outubro, na opinião de três especialistas: Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora pedagógica do Curso e Colégio Objetivo, Paulo Roberto Moraes, professor de Geografia do Anglo Vestibulares e Alex Perrone, professor de Atualidades do CPV Vestibulares.
Fique atento a dados do Censo do IBGE de 2010 quanto às características da população brasileira. “Todo ano caem tabelas e gráficos relacionados ao tema população”, afirma o professor Paulo Roberto Moraes.
Vera destaca o envelhecimento da população e os impactos desse fato na Previdência Social e na saúde, por exemplo.
Há também a questão da mortalidade infantil brasileira, que teve redução de 76,9% de 1980 a 2010, embora ainda seja considerada alta.
O Rio+20, que aconteceu em junho de 2012, pode ser um dos temas cobrados pelo Enem. “A questão ambiental navega por várias habilidades e competências, então é um assunto recorrente”, afirma o professor de Geografia do Anglo Vestibulares.
Perrone menciona ainda a questão do novo Código Florestal Brasileiro, cujas discussões e vetos presidenciais foram notícia no ano passado.