Bunge
DO CAMPO À MESA
A Bunge Alimentos é considerada a mais importante empresa de agronegócio e de alimentos no Brasil. É líder na comercialização de grãos, como soja e trigo, além de atuar no comércio de milho, sorgo, girassol, caroço de algodão e açúcar. Em suas unidades, a Bunge Alimentos produz farelo de soja e óleos vegetais, refina óleos, faz margarinas, gorduras vegetais e maioneses. É líder também na comercialização de farinhas de trigo para a indústria e de pré-misturas para o setor de panificação e confeitaria.
A
história da Bunge começou em 1818, quando foi fundada a Bunge & Co., em Amsterdã, na Holanda, por um negociante de origem alemã, Johannpeter G.
Bunge, para comercializar produtos importados das colônias holandesas e grãos. Alguns anos depois, a sede da empresa mudou-se para Roterdã e foram abertas subsidiárias em outros países europeus.
Em 1859, a convite do rei do recém-criado Reino
da Bélgica, a Bunge transferiu sua sede para Antuérpia, tornando-se o braço comercial da expansão internacional do novo Reino. Nessa época, iniciou negócios na Ásia e África, já sob o comando de Edouard Bunge, neto do fundador.
Em 1884, Ernest Bunge, irmão de
Edouard, mudou-se para a Argentina, onde, com outros sócios, criou uma empresa coligada com o nome de Bunge Y
Born, cujo objetivo era participar do mercado de exportação de grãos do país.
Em 1905, a Bunge participou minoritariamente do capital da S.A.
Moinho Santista Indústrias Gerais, empresa de compra e moagem de trigo, de Santos, SP.
Foi o início de uma rápida expansão no Bra-
sil, adquirindo diversas empresas nos ramos de alimentação, agribusiness, químico e têxtil, entre outros.
Alguns anos depois, em 1923, comprou a empresa Cavalcanti &
Cia., em Recife, PE, resultando na formação da Sanbra, posteriormente denominada Santista Alimentos. Já as atividades de mineração de rocha fosfática, industrialização e comercialização de fertilizantes,