literatura portuguesa
Anísio Teixeira
Romantismo
Teve como marco inicial a publicação do poema "Camões", de Almeida Garrett, em 1825, e durou cerca de 40 anos terminando por volta de 1865 com a Questão Coimbrã.
As Gerações e seus principais autores
Primeira Geração (1825 a 1840)
Almeida Garrett
Alexandre Herculano
António Feliciano de Castilho
Composta por autores que abordaram temas ligados à cultura e à história portuguesas.
Segunda Geração (Ultra -Romantismo) (1840 e 1860) Camilo Castelo Branco Soares de Passos
Caracteriza-se pelo aprofundamento das propostas românticas, como a liberdade da imaginação, a visão egocêntrica do mundo, a melancolia e a obsessão com a morte.
Terceira Geração (Pré-Realismo) (1860 a 1870+)
Júlio Dinis
João de Deus
Afastou-se dos excessos do Ultrarromantismo, moderando a dramaticidade das situações e sentimentos.
Joaquim Guilherme Gomes Coelho
(Júlio Dinis)(1839-1871)
Médico, escritor e professor
BIOGRAFIA
Joaquim Guilherme Gomes Coelho, mais conhecido pelo pseudônimo Júlio Dinis, nasceu no Porto a 14 de Novembro de 1839 e quatro dias depois foi baptizado na igreja de S. Nicolau da mesma cidade. O pai, José Joaquim Gomes Coelho, era natural de Ovar e médico-cirurgião pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto. Casou no Porto com Ana Constança Potter Pereira, natural desta cidade, embora com ascendência britânica. Tiveram nove filhos. Quando tinha cerca de seis anos de idade, a mãe de Júlio Dinis faleceu com a doença que se iria tornar na mais infeliz herança da família – a tuberculose –, a qual também tirou a vida aos seus oito irmãos e, mais tarde, a si próprio.
Pouco sabemos acerca do período da sua infância e adolescência. Ao que parece, frequentou a escola primária da freguesia de Miragaia. Em 1853, depois de concluir o curso preparatório do Liceu, matriculou-se na Academia Politécnica do Porto. Depois de aí frequentar as cadeiras de