bullyng
ACADÊMICAS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE REGIONAL E INTEGRADA DO ALTO URURGUAI E DAS MISSÕES (URI) CAMPUS SANTO ÂNGELO, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.
RESUMO
Bullying é o comportamento agressivo de um ou mais estudantes contra outro(s). Esse tipo de violência ocorre principalmente nas escolas, tanto no ensino fundamental quanto no médio, mas não tem se limitado ao âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi verificar com que frequência o bullying acontece nas escolas e analisar o que poderia ser feito para diminuir as agressões. A amostra foi composta por 100 alunos do ensino fundamental e médio de uma escola estadual de Santo Ângelo. Para coleta de dados foi usado um questionário que visava investigar a prática de bullying na escola, possíveis causas, sugestões para a resolução do problema e de que forma diretoria da escola agia para punir os agressores e minimizar a violência. Para se saber com que frequência as agressões acontecem na escola referida, foi utilizado o método de estatística descritiva inferencial, para coleta, organização e descrição dos dados que foram obtidos a partir de uma pesquisa de campo. Foram utilizados os recursos computacionais; Microsoft Excel, Microsoft Word e Microsoft Power Point, para desenvolvimento dos gráficos, tabelas e artigo necessários para a apresentação e construção do trabalho. Considerando que o bullying tem inúmeros pontos negativos, como por exemplo, o isolamento da vítima, consequências psicológicas e baixo rendimento escolar torna-se indiscutível a necessidade das escolas trabalhar em cima desse importante tema para encontrar maneiras de diminuir a frequência de bullying.
PALAVRAS-CHAVE: Bullying, método de Estatística Descritiva Inferencial, violência.
INTRODUÇÃO
Bullying é uma palavra de origem inglesa adotada em muitos países para definir “o desejo consciente e deliberado de maltratar uma outra pessoa e coloca-la