Bullyng
O Bullying escolar: são atos de violência física ou psicológica provocados pelo bully (valentão) contra alguém em desvantagem de poder sem qualquer motivação aparente.
O bullying deve ser considerado como um mecanismo de dominação fundamentado por discriminação, intolerância, violência e preconceitos de classe, etnia e gênero.
O Bullying se divide em dois conjuntos:
Contato direto: que se define como o mais violento, onde as vitimas muitas vezes sofre de violência física por parte dos bulies;
Contato indireto: pode parecer menos violento, mas não deixa de ser muito importante, é caracterizado por forçar a vitima ao isolamento social, que pode ser definida como violência psicológica.
TIPOS DE BULLYING:
VERBAL: Insultar, ofender, falar mal, fazer gozações, colocar apelidos (“gordo”, “magro”), “zoar”;
Físico e material: bater, chutar, puxar, espancar, empurrar, ferir, beliscar, destruir objetos, roubar;
Psicológico e moral: irritar, excluir, isolar, intimidar, difamar, ameaçar, manipular, amedrontar, chantagear, humilhar e ridicularizar.
Sexual: abusar, violentar, assediar, atormentar.
Racista: toda a ofensa que resulte da cor da pele (discriminar), de diferenças culturais, étnicas, religiosas, e etc.
Cyberbullying (Virtual): utilizar tecnologias de informação e comunicação (internet ou telemóvel) para hostilizar, deliberada e repetidamente, uma pessoa, com o intuito de magoá-la, e etc.
Consequência para quem pratica o bullying
Prejudica sua convivência com os colegas, pode adotar comportamentos delinquentes e violentos na vida adulta, pode desencadear atitude suicida ou homicida, pois tem uma falsa sensação de poder.
Consequência para quem sofre o bullying
Sente-se humilhado e desmotivado tornando-se apático, seu aprendizado é prejudicado, medo, vergonha, apresenta problemas comportamentais e psíquicos que podem desencadear transtorno do pânico, depressão, anorexia ou bulimia,