Modelo de Ação
Nome..., viúva, nacionalidade, profissão, CPF nº, RG nº, residente e domiciliada no endereço, e, Nome..., menor impúbere, residente e domiciliado no endereço..., neste ato representado por sua genitora anteriormente qualificada, representada por seu advogado, que esta subscreve com procuração anexa, e escritório situado no endereço..., onde deverá receber intimações, conforme art. 39 do CPC, vem perante Vossa Excelência propor AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS, em face de Paulo, estado civil..., nacionalidade..., inscrito no CPF nº, RG nº, e domiciliado no endereço..., na cidade de ..., através de procedimento comum e rito ordinário, com fulcro nos art. 5º, V, X, da CF/88, arts. 186, 927, 938, 942, 948, todos do Código Civil, pelos fatos e fundamentos descritos a seguir.
1. DOS FATOS
Mauro, até então marido da reclamante, caminhava tranqüilamente por uma rua de Recife – PE, quando de maneira surpreendente e inesperada, foi atingido por um aparelho de ar-condicionado que era manejado de forma totalmente imprudente, pelo Réu, Paulo. Mauro chegou a ser encaminhado a um hospital particular, mas apesar de todas as tentativas, não foi possível salvar a sua vida, e faleceu após um dia de muita batalha pela preservação de sua vida. E a família ainda ficou obrigada a pagar por todos os custos de sua falha tentativa de salvar a vida, além dos valores pagos para remover o corpo de Mauro até sua cidade em que residia. Foi constatado em laudo da perícia técnica que o motivo pelo seu falecimento foi em decorrência de um traumatismo craniano em decorrência da queda do aparelho de ar-condicionado que era manejado pelo Réu.
2 . DOS DIREITOS
2.1. Da obrigação de reparar o dano
Nesta questão, esta evidenciada que a situação em tele preenche os requisitos para propositura da ação, sendo estes, conduta danosa, nexo de causalidade e o dano.