Bullyng
Como surgiu o bullying?
O bullying é um fenômeno mundial tão antigo quanto à escola. Porém, foi na década de 1970, na Suécia, que surgiu um maior interesse da sociedade sobre este problema, logo em seguida estendeu-se para vários países. Foi quando na Noruega, doze anos mais tarde, em 1982 ocorreu o suicídio de três crianças entre 10 e
14 anos, motivadas pela situação de maus-tratos a que eram submetidos pelos seus companheiros da escola, Este fato teve grande repercussão nos meios de comunicação, mobilizando o governo Norueguês que fizera uma campanha nacional contra o bullying no ano seguinte.
Violência e Bullying
Como surgiu o bullying?
Nos Estados Unidos o tema é de grande interesse, pois o fenômeno cresce. Há quatro anos o tema era pouco comentado e discutido no Brasil, porém com o passar dos anos este ato de violência foi crescendo. No Brasil, uma pesquisa realizada em
2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries.
As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e
Curitiba.
Violência e Bullying
• Violência Bullying Escolar.
Quando a pauta é violência escolar visualizamos trocas de xingamentos, palavrões, provocações verbais, desrespeito com o material alheio, depredação do patrimônio, ameaças dirigidas aos professores e agressões físicas propriamente entre alunos e mais raramente de alunos contra professores e vice-versa como chutes, tapas, beliscões, etc.
Trata-se ao bullying de uma forma institucional e repetitiva de atitudes agressivas dentro da escola.
Violência e Bullying
Violência Bullying Escolar.
A palavra bullying é um verbo derivado do adjetivo bully que significa valentão, tirano.
É o termo que designa o hábito de usar a superioridade física para intimidar, tiranizar, amedrontar e humilhar outra pessoa.
Este fenômeno não escolhe classe