Bullying
O presente trabalho busca relacionar o bullying – termo da língua inglesa para designar o fenômeno que constitui a violência verbal ou física na infância e adolescência, geralmente ocorrido nas escolas – com a sociedade, utilizando-se dos pensamentos de autores relevantes da sociologia, como Durkheim, Berger e Berger, Giddens e Mills.
A escolha deste tema se deu devido à relevância dos casos de bullying recentemente ocorridos na sociedade, muitos casos entram nas estatísticas de suicídio, depressão e até agressões físicas graves e homicídios. O bullying se tornou um problema social grave.
O caso de Casey Heynes foi utilizado devido à repercussão que tomou. O vídeo da agressão ficou mundialmente conhecido e alvo de várias polêmicas e serviu também de apoio para outras vítimas de bullying e também um apoio para o próprio Casey.
Síntese da reportagem
Casey Heynes é um adolescente australiano de 16 anos, estudante da Chifley College em St. Mary’s North próximo a capital, Sydney.
Ficou conhecido mundialmente por causa de um caso de bullying onde se defende pela primeira vez de seu último agressor Ritchard Gale jogando o garoto no chão.
Após se defender, Casey diz que a única coisa que passou pela sua cabeça foi “Finalmente acabou” e que agiu em autodefesa.
NOTA: O vídeo é mundialmente conhecido como Zangief Kid. Imaginação sociológica
A imaginação sociológica capacita o indivíduo a observar de modo amplo os cenários históricos e biográficos através de questionamentos sobre a sociedade como um todo e sobre os indivíduos pertencentes a ela de modo individual.
É a capacidade de se posicionar como um forasteiro frente a uma sociedade, ter a capacidade de se inserir nela meramente como espectador, transitando entre as esferas do macro e micro-cosmo que compõem a sociedade, ela e o indivíduo.
Com base nessa definição sociológica, pode-se tentar compreender fenômenos que transitam nessas esferas, como por exemplo, o bullying e suas consequências, tanto